27/11/2018

Como abordar um cliente por e-mail?

Nos aproximarmos de uma pessoa que não conhecemos é uma tarefa bastante difícil, não somente na nossa vida pessoal, mas também na profissional.

No processo de vendas essa abordagem se torna ainda mais difícil, pois um mínimo deslize pode fazer com que seu cliente recue e desista da compra ou aquisição de um serviço.

A abordagem por e-mail, tem sido atualmente uma das estratégias mais utilizadas e com melhores resultados para a realização de vendas.

Mas, assim como em uma conversa informal você deve saber como chegar em seu cliente, você também deve dispender de grande preocupação com o conteúdo do e-mail enviado.

Encontre o seu cliente ideal e procure conhecer mais ele

Se você deseja abordar um determinado cliente por e-mail, é porque você julga que sua empresa e ele possuem algo em comum.

O primeiro passo de uma abordagem de sucesso por e-mail é encontrar as pessoas para qual o seu produto e serviço foi desenvolvido e oferecer uma solução. De início, para alcançar esse objetivo, será preciso traçar o perfil de cliente ideal.

Com o seu perfil de cliente ideal criado, o próximo passo é conhecer mais sobre as pessoas que formam esse grupo.

Essa preocupação com seu cliente, e interesse sobre saber mais a respeito dele, fará com que você escreva um e-mail muito mais direcionado e que, logo no início, ele se sentirá muito mais seguro em continuar um negócio com a sua empresa.

Tais informações sobre o seu cliente podem ser conseguidas através de redes sociais como o LinkedIn, Find That Lead ou Snov.io.

Seja o mais claro possível

Ao abordar um cliente por e-mail, uma das dicas mais importantes que você deve levar em consideração é usar um texto claro e objeto, mas sem empurrar logo de cara o seu produto ou serviço.

Você deve sempre prestar atenção no tom de voz utilizado no texto, onde além de ser ouvido deve-se fazer com que o cliente também preste atenção.

Uma boa maneira de realizar isto, é apresentando o que você pode fazer por este cliente para melhorar a vida dele.

Com um tom de voz certo, sabendo usar as palavras e produzindo um texto em que seu cliente se sinta interessado de ler, com toda certeza você terá um e-mail de sucesso.

Seja sucinto, mas não vago

Imagine você ao ler um e-mail de uma pessoa que não conhece, neste caso você não dará muito abertura para a leitura, uma vez que se trata de alguém desconhecido, saiba então que o mesmo acontece com o seu cliente.

Em uma primeira abordagem por e-mail, o ideal é ser o mais breve possível, mas sem vagueza ou apresentando informações irrelevantes, de forma que o cliente consiga efetuar uma leitura rápida, porém convincente.

Uma técnica muito utilizada neste caso, é apresentar perguntas ao seu cliente, onde além de mostrar que você deseja saber mais sobre ele, isso também fará com que se sinta ouvido por você.

Apresenta perguntas como:

• Você possui esse problema?
  • Quais são os desafios que vocês têm encontrado no mercado atualmente, e por que eles são desafios para você?
  • Você acha que resolvendo esses problemas, você conseguirá um resultado melhor?

Construa relações duradouras

Ao abordar um cliente, você não deve pensar apenas em realizar uma venda no agora, mas sim em construir uma relação duradoura que fará o cliente voltar a te procurar.

Caso o cliente te retornar com uma dúvida, por exemplo, não fique protelando essa pergunta por diversos setores responsáveis por esta área, mas sim apresente de forma clara e objetiva a respostas a questões do seu cliente, de modo que ele entenda que sempre que surgir uma dúvida ou problema ele será bem atendido.

Tenha um atendimento humanizado

Ao enviar um e-mail abordando o seu cliente, certifique-se sempre de mostrar que há um humano do outro lado.

Este passo é fundamental para o seu cliente confiar em você e ter a certeza de que ele é importante.

Por este motivo, valorize cada segunda em que seu cliente fala com você, onde ao apresentar o seu produto ou serviço, você não deve apenas vender, mas sim apresentar os benefícios o mesmo.

E claro, não tenha medo do não, é importante vencer essa insegurança, uma vez que um não pode ser uma ótima forma de economizar tempo.