05/12/2018

Plano de negócios: como elaborar?

Para você que deseja começar a empreender, o primeiro passo a ser realizado é a execução de um plano de negócios.

Essa ferramenta é importante, uma vez que com ela você reduz a sua insegurança diante da abertura de um novo negócio, diminuindo consideravelmente as chances da sua nova empresa dar errado e aumenta as chances de sucesso da mesma.

Mas o plano de negócio não é só para você que vai começar a empreender, mas também serve para quem já possui uma empresa. Esta estratégia pode ser utilizada para aplicar melhorias e entender mais sobre o seu mercado de atuação.

O que é plano de negócios?

O plano de negócios é um documento pelo qual se planeja o alcance que você deseja para o seu negócio.

Estabelecendo suas metas e objetivos e colocando elas no papel, é possível, de forma mais concreta, prever situações que podem oferecer algum risco ao seu caminho como empreendedor.

Um plano de negócios bem elaborado permite identificar áreas em seu empreendimento que você possui pouco conhecimento oferecendo, assim, uma chance de aperfeiçoamento e de se aprofundar nesses estudos.

Por que fazer um plano de negócios

Com plano de negócios será possível determinar a viabilidade da sua empresa, além de tornar mais fácil entender algumas particularidades do mercado e ampliar sua perspectiva do empreendimento para o médio e longo prazo.

As informações que serão necessárias para a montagem do plano vão desde a definição da missão da sua empresa assim como a visão, valores e até os objetivos mais específicos.

É necessário que você estude o mercado a qual pretende entrar, como a sua empresa irá preencher uma lacuna desse tipo de serviço ou produto?

Como se destacar da concorrência? O que você tem a oferecer que ninguém mais tem? Qual é o impacto que você vai promover?

Plano de negócios: passo a passo

Criar um plano de negócios não é uma tarefa fácil e exige tempo, paciência e pesquisa.  Abaixo você verá um passo a passo de como iniciar o seu plano de negócios e começar a empreender com sabedoria.

Primeiro Passo: Sumário executivo

O sumário executivo é o resumo do seu plano de negócios, e deve conter:

• Dados do empreendedor.
  • Dados do de forma resumida empreendimento.
  • Missão e valores empresa.
  • Área de atividade.
  • Enquadramento tributário e Forma jurídica.
  • Capital social.
  • Fontes de recursos.

Segundo Passo: Análise de mercado

Aqui entram as suas pesquisas realizadas para entender sobre o seu mercado de atuação e a concorrência.

• Estudo dos clientes
    • Análise dos concorrentes
    • Pesquisa de fornecedores.

Terceiro Passo: Plano de marketing

Etapa essencial para você compreender e explorar diversas possibilidades de divulgação do seu empreendimento, produto ou serviço.

Descrição do que a empresa irá vender

• Preços
    • Estratégias de divulgação
    • Estrutura de venda
    • Localização do empreendimento.

Quarto Passo: Plano operacional
Esta para determinar como será a operação do seu negócio.

• Estrutura física
    • Capacidade de produção ou prestação de produto ou serviço
    • Processos e níveis operacionais
    • Necessidade de recursos humanos.

Quinto Passo: Plano financeiro
Aqui você deve estabelecer o que é necessário para a viabilidade de abertura da sua empresa, manutenção e até mesmo expansão do negócio.

• Investimento total necessário;
    • Estimativa de investimentos fixos;
    • Capital de giro necessário;
    • Estimativa de faturamento mensal;
    • Estimativa de custo unitário da matéria prima;
    • Estimativa do custo de comercialização;
    • Apuração do custo dos materiais;
    • Custos com mão de obra;
    • Demonstrativo de resultados;
    • Indicadores de viabilidade;
    • Ponto de equilíbrio;
    • Lucratividade;
    • Rentabilidade;
    • Prazo de retorno do investimento.

Sexto Passo: Simulação de Cenários
Nesta etapa você construirá uma simulação e projetar respostas de diferentes situações, a fim de poder visualizar na prática o que pode acontecer com a sua empresa em diversos cenários.

• Vendas abaixo do esperado
    • Crise econômica
    • Aparecimento de novos concorrentes.

Sétimo Passo: Análise Estratégica
Aqui você deve adotar uma ferramenta de análise, como a análise SWOT, que é a abreviação das palavras em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats, onde com tradução livre: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e em português recebe o nome de “análise FOFA”.

A função dessa análise é avaliar ambientes interno e externo a sua empresa, formulando estratégias para otimizar o seu desempenho no mercado. Também, são analisadas as oportunidades e as ameaças.

Análise SWOT

Útil

(para atingir o objetivo)

Prejudicial

(para atingir o objetivo)

Origem interna

Atributos da organização

Pontos fortes

strengths

Pontos fracos

weaknesses

Origem externa

Atributos do ambiente

Oportunidades

opportunities

Ameaças

threats

Oitavo Passo: Avaliação do Plano
A última etapa, onde você avaliar se após o plano de negócios realizado, se o seu empreendimento tem as condições necessárias de inaugurar, manter-se ou expandir.

Com todas as informações levantadas nos tópicos anteriores, você terá condições mais embasadas para tomar essa decisão.

Conte com ajuda para elaborar o plano de negócios

O seu plano de negócio deve ser feito com o seu contador, pois ele saberá avaliar corretamente a certas informações e dados no plano de negócios.

Como este profissional possui o conhecimento e domínio das questões fiscais e tributárias ele é um aliado indispensável no desenvolvimento de estratégias para a sua empresa iniciar e ser um sucesso.