Conteúdo para você que quer empreender ou que já é um empreendedor.

Confira os benefícios no Clube Sou Empreendedor

09/10/2018

Como as eleições de 2018 afetarão os negócios?

 

Ano de eleições é crucial para quem trabalha com economia.

 

É preciso entender que este acontecimento tem forte impacto na nossa economia e se preparar para as oscilações do mercado.

Essas “oscilações”, durante o período de eleição, pode ser sentida no preço do dólar, na inflação, no consumo e até mesmo no andamento de pequenos negócios.

As eleições, deste ano em particular, serão cruciais para definir dois grandes fatores: quem governará o nosso país e as relações internacionais do mesmo, uma vez que esta eleição já vem causando grande alvoroço no cenário internacional.

Por este motivo, separamos algumas informações importantes de como a eleição de 2018 irá influenciar os seus negócios.

cenario economico

O cenário econômico atual

O Brasil, nos últimos anos, vem passando por uma das mais severas crises econômicas que o assolou. Entretanto, os dois últimos podem ser considerados de suspiro para o nosso país, uma vez que houve uma considerável melhora na economia.

Fato que pode ser percebido nos números atuais do PIB que mostra a economia brasileira com um crescimento de 1,04% no último ano, sendo uma boa notícia para empreendedores.

Apesar desta melhora, o ano de 2018 trouxe consigo nova incerteza para a economia com as eleições.

A falta de um governo estável, nos últimos anos, traz a possibilidade ao novo presidente de realizar reformas que seriam favoráveis para a nossa economia, assim como melhorar algumas que já foram aplicadas.

Para quem pensa em abrir um novo negócio, esta é uma boa hora. E, para quem estava pensando em desistir, resista mais um pouco.

Esta nova eleição ajudará a nossa economia a se consolidar gerando uma movimentação e recuperação da mesma, oferecendo mais certezas e garantias para investidores.

Influência na bolsa de valores

Outro ponto da economia que esta eleição pode influenciar é com relação a bolsa de valores, uma vez que especialistas apontam que, se o PT for o ganhador, haverá quedas dos índices da mesma, o Ibovespa.

Fato semelhante ocorreu em 2002, quando Lula fora eleito presidente. Um mês antes, quando sua vitória já era certa, os investidores, com medo da nova gestão, fizeram com que o índice da bolsa caísse 17%.

Cenário inverso pode ser percebido nos últimos meses, quando a prisão do petista, em segunda instância, fez com que o índice da bolsa subisse 3,72%, marcando um recorde de alta para um único dia.

Alta que também é prevista caso o candidato Jair Bolsonaro, segundo nas pesquisas, ganhe as eleições. Uma vez sem apoio dos outros candidatos para auxiliá-lo em seus programas econômicos, dificilmente conquistará o apreço dos investidores.

bolsa de valores

O poder das pesquisas eleitorais

É preciso entender que as pesquisas eleitorais possuem um forte poder de influência, não somente na opinião das pessoas, mas também na economia. Este fator nos possibilita utilizar estas pesquisas como uma forma de prever o que esperar do mercado econômico após as eleições.

Com o PT liderando as pesquisas é preciso que os investidores e comerciantes fiquem atentos, sendo necessário se preparar e buscar formas de proteger seus investimentos.

Entretanto, caso o partido não chegue ao segundo turno, é possível esperar uma economia menos hostil e atraente para empreendedores.

Fique atento ao mercado financeiro

Além das pesquisas eleitorais, é preciso se manter atento a pesquisas que foquem no mercado financeiro.

Analisando a fundo, é possível estabelecer metas e se preparar para o futuro do país no próximo ano.

Especialistas em economia falam que o melhor cenário para o Brasil na economia seria se a vitória fosse de um candidato com perfil reformista.

Outro perfil de candidato que é bem visto pelos especialistas, é aqueles que buscam uma política menos tradicionalista.

Por este motivo, quanto mais estes candidatos à presidência avançam nas pesquisas, mais favorável se torna mercado.

Com uma das eleições mais difíceis de se prever o vencedor, as eleições de 2018 ainda causaram grande impacto na nossa economia, gerando um terreno incerto para quem investe ou possui o seu negócio.

 

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre empreendedorismo:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Clube Sou Empreendedor?

Clube Sou Empreendedor é o primeiro clube de vantagens voltado para PME's que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços, além de trazer conteúdos sobre negócios, empreendedorismo e gestão. 

Acesse agora e veja descontos especiais para as empreendedores em diversas categorias.

Equipe - Clube Sou Empreendedor

O CLUBE SOU EMPREENDEDOR é gratuito, exclusivo para os Microempreendedores e as PMEs, cujo objetivo é facilitar o acesso aos produtos e serviços, oferecendo descontos e vantagens exclusivas em empresas do universo empreendedor.