07/11/2018

Cadastro Serasa, o que é?

O que significa o positivo ou negativo?

Você deve saber que o Serasa possui um cadastro negativo, onde consta o nome de pessoas inadimplentes com suas dívidas, mas você sabia que existe um positivo?

É a melhor forma de melhorar o acesso ao crédito às pessoas que possuem o nome limpo. Entenda abaixo sobre o que é este cadastro e sua principal diferença com cadastro negativo e de que forma o cadastro positivo pode ser útil na sua vida.

O que é o cadastro Serasa?

O cadastro Serasa nada mais é que um banco de dados, onde consta o nome de consumidores que mantém os seus compromissos em dia ou em inadimplencia, dependendo se este é positivo ou negativo.

Antes, quando você ia fazer um crediário ou solicitação de empréstimo, ocorria uma consulta ao seu CPF, que mostrava se você possuía ou não contas em atraso, caso não aparecia um “nada consta”.

Mas, mesmo com a informação de que você não possuía pendências em seu nome, não era possível saber se a pessoa era ou não uma boa pagadora.

Também, com o sistema antigo, após cinco anos no cadastro de inadimplência sem quitar suas dívidas, o nome da pessoa saia do cadastro, onde mais ninguém teria acesso que ela era uma má pagadora.

Agora, com o cadastro Positivo Serasa, é como se o bom pagador possuísse uma espécie de currículo financeiro, onde tudo de bom que se ele faz na sua rotina financeira contasse pontos ao seu favor.

Como o cadastro positivo funciona

Para fazer parte do cadastro Positivo Serasa é bem simples. Além de um bom pagador você precisa efetuar o seu cadastro no site da instituição. Além do site, este cadastro também pode ser feito nas agências do Serasa ou via carta.

Após o seu cadastro realizado, a partir de então todas as suas contas pagas serão registradas, gerando o seu histórico de bom pagador.

A utilidade desse histórico é bastante ampla, onde ele poderá ser utilizado pelas empresas de crediário e te ajudar a conseguir aprovação de crédito de forma mais fácil, com melhores taxas de juros.

O melhor de tudo é que o cadastro é totalmente gratuito, ou seja, você pode fazer parte dele sem pagar nada por isso.

E o cadastro negativo?

Ao contrário do cadastro positivo Serasa, o negativo consta o nome e informação de pessoas que não honraram com os seus compromissos financeiros, onde estes não foram pagos ou quitados dentro do tempo certo fazendo com que continuam em aberto.

De forma mais resumida, o cadastro negativo contém as informações sobre as dívidas dos consumidores.

Pessoas negativadas podem fazer parte do cadastro positivo?

Sim, afinal você pode estar com seu nome no cadastro negativo em decorrência de uma única conta que não conseguiu pagar, mas manter todos os seus outros compromissos financeiros em dia.

Assim, com o seu histórico de pagamentos, todas as suas outras contas pagas são consideradas e as empresas poderão analisar o seu perfil.

Regulamentado pelo governo

O Cadastro Positivo Serasa é regulamentado pelo governo nacional, fazendo com que este funcione em todo o Brasil.

Entretanto, não é o governo quem faz a administração do histórico de pagamentos do cadastro, mas sim a instituição privada Serasa.

O Serasa é uma das principais empresas no ramo de proteção ao crédito em nosso país, está totalmente apta e possui as ferramentas necessárias e adequadas para trabalhar e gerenciar o cadastro positivo.

Faça o seu cadastro

Faça o seu Cadastro Positivo Serasa, seja você pessoa física ou jurídica, e passe a partir de hoje a ter todas as suas contas pagas computadas ao seu favor.

Desta forma, você cria o seu histórico de bom pagador e pode usufruir das vantagens que este serviço trará para você.