08/11/2018

Como saber se tenho perfil empreendedor?

Além de uma profunda análise de mercado, quem deseja começar a empreender precisa também entender se possui o perfil certo para isso.

O sucesso de um novo negócio está diretamente ligado ao seu desempenho como gestor do negócio, uma vez que todas as responsabilidades da sua empresa irão recair sobre você.

Por isso, saber de antemão se você tem ou não o perfil empreendedor, fará toda a diferença.

Em geral, uma pessoa com o perfil empreendedor, no geral, é aquela disposta a correr riscos, com forte iniciativa e que não vê problema em abandonar a vida de empregado com carteira assinada.

Quer entender um pouco mais sobre como saber se você tem ou não este perfil? Continue acompanhando este artigo.

Características de um empreendedor

Assim como citamos acima, uma pessoa com perfil empreendedor possui algumas características únicas e diferentes do resto da população.

Se você deseja saber se possui este perfil é preciso analisar antes se você possui algumas dessas características, como:

Sempre em busca de resultados

Uma pessoa com perfil empreendedor está sempre em busca de resultados, seja em seu negócio ou como na vida.

Ela não aceita que as coisas fiquem estagnada, onde para se ter uma ideia, a falta de tais resultados pode ser até mesmo ser insuportável para elas.

Gosta de desafios

Outra característica de quem possui este perfil é a busca constante por desafios para a sua vida como para o seu negócio.

Assim como ela está sempre em busca de resultados, um empreendedor adora um bom desafio, e se sente entediado com a falta deles.

Tem iniciativa

Você já deve ter ouvido falar que um bom líder precisa de iniciativa, saiba então que o mesmo vale para um empreendedor.

Para quem vai gerir uma empresa, é preciso iniciativa para comandar os outros, resolver problemas, e saber identificar estes problemas antes mesmos de eles acontecerem.

Almejam o sucesso

Pessoas com perfil empreendedor almejam o sucesso, em qualquer segmento da sua vida, seja nos negócios, como até mesmo nas questões pessoais da sua vida.

Aprender com o seu fracasso

Continuando agora, sobre o perfil de uma pessoa empreendedora, saiba que estas não enxergam o fracasso como algo ruim, mas sim como uma oportunidade para aprender.

O fracasso é como uma mola que dá mais força para continuarem seguindo o seu sonho e se aperfeiçoarem ainda mais.

Se você é do tipo de pessoa que na mínima dificuldade já pensa em desistir, talvez o seu perfil não seja este, mas se você encara os problemas com naturalidade e confiança, tudo indica que você tem forte indício de possuir um perfil empreendedor.

Está disposto a trabalhar mais?

O crescente amontoado de responsabilidades de um chefe pode ser uma tarefa insuportável para a maioria das pessoas.

Para você que deseja empreender, é preciso entender que, como patrão, além de mais responsabilidades, você terá mais funções.

O pensamento de que o empresário só faz o que deseja, na hora que bem escolhe, é errado, pois quando você abre um negócio, seu patrão tende a ser o mais exigente de todos, o cliente.

Saber lidar com gente

Assim como entender que o cliente é o patrão para o empreendedor, é preciso ter em mente que é necessário saber lidar com gente para empreender.

Nenhum negócio se sustenta atualmente no mercado, apenas com um bom produto, por mais maravilhoso que ele seja, em algum momento você precisará ter contato com seu público alvo.

Entender o que te faz feliz

Para muitas pessoas a felicidade não se baseia apenas em dinheiro, sucesso e poder, mas sim nas coisas simples do nosso cotidiano.

Por este motivo, que você deve analisar se sendo patrão, o seu grau de felicidade e satisfação com a vida aumenta. Se a resposta for sim, então você tem um perfil empreendedor.

Um exemplo, é que pessoas que não possuem este perfil, não veem vantagem em abandonar seus confortáveis empregos e perder seus benefícios.

Deste modo, basta você refletir um pouco sobre o que te faz feliz, e sobre o que você está disposto a abrir mão para saber se você tem ou não um perfil empreendedor.