07/06/2019 Saúde

Quais alimentos devem ser evitados durante a gravidez?

Os alimentos devem ser evitados durante a gravidez..

Por Lígia Lima

Durante a gravidez, a mulher ouve uma série de recomendações e proibições em relação a sua alimentação. A maioria das vezes, as dicas do que comer vem da família e amigos, mas é sempre importante contar com a recomendação e prescrição de um médico obstetra de sua confiança.

Mitos e verdades sobre alimentação na gravidez

Se você já faz acompanhamento com o seu obstetra, pode peça dicas de alimentação de acordo com o seu perfil e estilo de vida. Isso significa que alguns alimentos podem até se tornar restritos para esse momento. Aqui temos, alguns alimentos que podem apresentar algum risco durante a gravidez:

Ovos crus

Todo cuidado é pouco ao consumir ovos; cozinhe ou frite-os bem antes de comer, porque esse alimento consumido cru pode ser uma das principais fontes de salmonela, bactéria que atua sobre o intestino humano que pode entrar na corrente sanguínea podendo provocar graves infecções. Cancele o carbonara ou a maionese para evitar diarreia e náuseas.

Posso comer sushi, carpaccio, entre outras de carnes cruas?

O consumo de carne crua pode ser perigoso devido a probabilidade de desenvolver toxoplasmose, doença causada pela ingestão de fezes de animais. Consuma carnes em ambientes da sua confiança. A respeito dos sushis, é importante ter cuidado: a sugestão é que deixe para depois da chegada do bebê e do fim do período de amamentação.

Adie o happy hour

O consumo de bebidas alcóolicas durante a gestação, independente do teor alcóolico, pode gerar má-formação no bebê. Substitua o consumo dessas bebidas por um suco ou algum drink não-alcóolico.

Comer queijos e derivados é algo perigoso?

Cuidado com queijos e derivados! Deixe para depois o consumo de queijos mais maduros, como roquefort, camembert e leite não pasteurizado. O ideal é não consumir até o parto, porque estes podem ser fontes de uma bactéria causadora da listeriose; essa infecção, apesar de ter casos raros, nos episódios mais graves pode causar meningite, parto prematuro, entre outras complicações.

Coma somente queijos e derivados pasteurizados, com baixo teor de gordura. Esses alimentos passam por todo um processo que eliminam bactérias, tornando seu consumo mais seguro.

Dê preferência aos orgânicos

Ao se alimentar, procure ingerir frutas para absorção de vitaminas, sensação de saciedade etc., mas compre orgânicos! Alimentos como tomate e morango são praticamente esponjinhas de agrotóxicos. Consuma alimentos regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, lave bem os alimentos antes de prepará-los; ao comer folhas, como agrião, espinafre ou rúcula, esfregue bem a extremidade toda da folha, retirando possíveis ovos e larvas que podem causar toxoplasmose, por exemplo.

E peixes e carnes salgados? Posso comer sem culpa?

Tudo depende de acompanhamento médico. Caso você tenha hipertensão ou tenha um quadro de hipertensão gestacional, tire dos pratos bacalhau, carne seca e seus semelhantes. Caso a sua pressão esteja ok, coma com moderação.

Evite o consumo de embutidos

Ao consumir produtos como salame, mortadela, copa, lombo etc., você faz a ingestão de muitos conservantes, estabilizantes e de uma grande quantidade de sódio; caso você tenha problemas de pressão ou hipertensão gestacional, suspenda o consumo; além disso, alguns embutidos contém corantes que,  associados aos estabilizantes, podem causar alergias.

Bebidas com cafeína

Refrigerantes de cola, café e energéticos devem ser evitadas, pois podem causar sensação de inchaço ou intensificar casos de gastrite e refluxo. Refrigerantes zero ou light contém alta concentração de sódio, então já sabe: mamães hipertensas, passem longe!

Estas foram algumas dicas de como se alimentar durante a gravidez. No período de “quarentena” (o pós-parto ou puerpério), é importante que você consuma frutas, carnes, ovos e leites, alimentos ricos em ferro (especialmente vísceras), frutas cítricas etc. É importante manter uma alimentação balanceada antes e depois do parto.

E lembre-se, antes do consumo dos alimentos, consulte seu médico.

Lígia Lima
Paulista, prima do Chico, redatora do Eu Amo Meu Bebê e futura jornalista.