Conteúdo para você que quer empreender ou que já é um empreendedor.

Confira os benefícios no Clube Sou Empreendedor

22/10/2018

6 Dicas para começar um negócio sem dinheiro

Nem todos os empreendedores tiveram a sorte de começar seu negócio com muito dinheiro para investir e ter uma segurança econômica de alguns meses.

A realidade de muitas vezes é essa, começamos do zero com pouco ou nenhum dinheiro para abrir o nosso tão sonhado negócio próprio.

Mas, de acordo com especialistas financeiros, negócios que começaram literalmente do zero possuem sim uma boa chance de darem certo, da mesma forma dos que tiveram um capital de investimento inicial alto.

Por muitas vezes, a falta de dinheiro pode até mesmo ser um fator fundamental para um negócio dar certo, evitando o comodismo e fazendo com que usemos a criatividade.

Quer começar um negócio do zero com pouco ou nenhum dinheiro, confira algumas dicas que podem te ajudar neste processo.

1° Prepare-se

Se você está disposto a entrar de cabeça em um negócio sem dinheiro para investir, é preciso estar preparado.

O ideal é que se tenha uma poupança inicial, para manter os seus e os gastos da empresa, até que o negócio finalmente vingue.

Caso você não tenha essa poupança, a dica de especialista é realizar uma pesquisa a fundo sobre o possível potencial do seu novo negócio dar certo ou não.

Faça uma pesquisa de mercado detalhada, veja se este comporta mais um negócio do ramo, esta preparação também é fundamental para um empreendedor sem um alto valor de investimento prosperar.

2° Procure capital de terceiros

Se você não tem dinheiro para investir, outra pessoa pode ter... A busca por capital de terceiros pode ser uma boa solução para quem está sem dinheiro para começar o seu negócio.

 

Venda a sua ideia para pessoas que acreditam no seu projeto, pode ser uma boa solução nestes casos. Se o negócio tem um bom potencial, você pode apresentar a ideia a amigos ou familiares e começar a busca por um sócio.

3° Faça parcerias vantajosas

Se você acredita na sua ideia de negócio e acha que ela realmente tem potencial para dar certo, será preciso buscar a parceria de fornecedores e clientes, além de pedir para eles apostarem nessa junto com você.

Nesses casos, você precisará ser criativo e ter um discurso de venda bastante convincente para que seus fornecedores acreditem na sua ideia.

Com os clientes o pensamento é o mesmo, será preciso ter um atendimento diferenciado, assim como os preços, para chamar mais a atenção.

4° O networking será fundamental

Para quem deseja investir, com ou sem dinheiro, ter uma boa rede de contatos é fundamental para o seu negócio ir para frente. Esses contatos podem proporcionar oportunidades, além de ajudar a encontrar situações e pessoas que ajudarão a espalhar a reputação do seu novo negócio.

5° Aproveite as oportunidades

Para quem está iniciando um negócio sem dinheiro, é preciso saber observar as oportunidades que surgem no seu caminho.

É preciso ser mente aberta, estar disposto a mudar de opinião, escutar e estar sempre em alerta a tudo o que ocorre a sua volta.

Dessa forma, se uma oportunidade surgir você conseguirá identificá-la e tirar um bom proveito da situação.

6° O planejamento é inevitável

Assim como um negócio que inicia com um alto capital, o que começa do zero precisa ainda mais de um bom plano de ação.

Se adaptar as situações não significa viver a própria sorte em um negócio, quanto menos dinheiro uma empresa tem, mais planejamento ela precisa.

Faça um planejamento para a sua empresa, trace metas, veja onde você quer estar em um, dois ou seis meses. Tenha um bom plano de negócio, e vá adaptando-o de acordo com o dia a dia do seu novo negócio.

Saber colocar as ideias no papel é de extrema importância para um negócio que começou sem investimento dar certo, dando mais segurança a você e algo sólido para se embasar.

Já iniciou um negócio sem investimento ou conhece alguém que se aventurou desta forma? Não deixe de compartilhar nos comentários as suas experiências sobre o assunto.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre empreendedorismo:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Clube Sou Empreendedor?

Clube Sou Empreendedor é o primeiro clube de vantagens voltado para PME's que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços, além de trazer conteúdos sobre negócios, empreendedorismo e gestão. 

Acesse agora e veja descontos especiais para as empreendedores em diversas categorias.

Equipe - Clube Sou Empreendedor

O CLUBE SOU EMPREENDEDOR é gratuito, exclusivo para os Microempreendedores e as PMEs, cujo objetivo é facilitar o acesso aos produtos e serviços, oferecendo descontos e vantagens exclusivas em empresas do universo empreendedor.