23/10/2018

Como montar um plano de negócios?

Assim como você não constrói uma casa sem antes ter em mãos uma planta, para se iniciar um negócio antes é preciso traçar um plano de negócios.

Uma das ferramentas mais importantes para quem é empreendedor ou quer começar a empreender, é o plano de negócio que irá avaliar se uma ideia é realmente viável e quais as chances dela dar certo.

O plano também irá te ajudar a descrever o seu novo negócio, organizar recursos, definir estratégias e atribuir as funções das pessoas que irão trabalhar com você.

Nele estará contido todas as informações importantes sobre o seu negócio, então veja abaixo como montar um plano de negócios para preparar o seu.

Sumário

Tendo como base uma estrutura básica, o plano de negócio deve se iniciar com um sumário executivo.

Será neste sumário que você colocará todos os pontos importantes do seu plano para que, caso você apresente ele como leitura para um sócio, este possa se localizar mais facilmente.

Ele é um resumo do plano, então se você achar mais viável, pode-se até mesmo fazer este passo por último, mas ele deve conter:

1. Descrição da empresa;
  2. Diferencial competitivo;
  3. Perfil empreendedor;
  4. Serviços e produtos;
  5. Mercado de atuação;
  6. Investimento primário;
  7. Forma jurídica;
  8. Enquadramento tributário.

O sumário deve ocupar no máximo duas páginas e ser simples, uma vez que ele possui apenas a função de apresentar o que será tratado no plano para o leitor.

Análise do mercado

Agora, uma das etapas mais importantes de um plano de negócio é a análise de mercado, onde você irá identificar se há demanda para a sua ideia de produto ou serviço.

Esta análise irá te ajudar a enxergar o mercado atual, onde deve se observar principalmente o seu nicho de atuação.

É preciso identificar o seu cliente em potencial, e responder perguntas como: quem está comprando? Porque está comprando? Qual a sua renda? O seu estilo de vida?

Respondendo essas perguntas, você terá dados suficientes para traçar uma estratégia de como chegar nesse seu público ideal.

Também, será necessário analisar a sua concorrência e perceber o seu posicionamento e força no mercado, porque as pessoas compram destes e se estariam dispostas a deixar de comprar com eles.

Marketing

Após a sua análise de mercado, o próximo passo do seu plano de negócio é traçar a estratégia de marketing que será aplicada.

Aqui, você deverá colocar os produtos e serviços que serão oferecidos, a qualidade e os diferenciais comparados a concorrência. Nesta parte, também deverá constar como você anunciará estes serviços e produtos.

Operacional

O próximo passo é traçar o plano operacional, que é definir como a sua empresa irá comercializar os seus serviços ou produtos.

Nesta etapa, você deve constar o número de pessoas que farão parte da equipe, assim como os equipamentos que serão necessários.

Financeiro

Por fim, o plano financeiro é a exemplificação em números do seu plano de negócio onde, após analisar que a ideia é viável, a demanda de mercado e identificado o público, será preciso definir o investimento inicial para começar.

Para definir este investimento, você precisará estabelecer investimentos fixos, pré-operacionais, o capital de giro e, claro, um demonstrativo de resultados.

É com o plano financeiro, que se estabelece o faturamento mínimo que sua empresa precisará ter para não ter prejuízo. Você pode até colocar um prazo de retorno para o investimento inicial.

Concluindo...

O plano de negócio também deve ser aplicado após a abertura da sua nova empresa, não somente antes.

Entenda que um plano de negócio bem feito e detalhado é essencial para o sucesso de uma empresa, trazendo mais vantagem pra está no mercado.