26/10/2018

Como escolher uma franquia?

Um dos segmentos que mais cresceu no Brasil nos últimos anos foi o das franquias. Houve um aumento de 7% no faturamento desde 2017, números que crescem a cada dia.

Uma escolha perfeita para quem nunca empreendeu, uma franquia é uma das opções mais seguras para quem não deseja começar um negócio do zero.

Entretanto com mais de 3 mil opções de redes de franqueados no Brasil, escolher uma para você pode não ser uma tarefa fácil.

Caso você esteja em dúvida para escolher uma franquia para começar o seu negócio, separamos algumas dicas que podem te ajudar.

Analise o seu perfil

Antes de iniciar o seu processo de procura por uma franquia, é preciso realizar uma análise pessoal bem detalhada.

Você deverá analisar aquilo que você mais gosta de fazer, e se sentirá confortável desempenhando esta função por um longo período.

É preciso saber se você está disposto a abrir mão do seu tempo e dinheiro para uma determinada franquia e se está se encaixa no seu sonho para o futuro.

Ter uma franquia não significa que você está isento de responsabilidades muito pelo contrário, ainda haverá a necessidade de gerir pessoas, calcular riscos, manter as contas em dia e tomar decisões importantes.

Análise financeira

Após descobrir o seu perfil para um franqueado, é preciso descobrir qual será o valor de investimento inicial necessário para comprar uma.

Além do investimento inicial, é preciso saber o valor necessário a se reservar para ter um capital de giro inicial seguro.

Deve-se fazer um plano de negócio e ver em quanto tempo o seu investimento terá retorno, além de analisar como se manter nos primeiros meses, até que a sua franquia comece a dar lucro.

O plano de negócio também te ajudará a ver se a franquia é uma opção de negócio viável para o mercado do seu município, achar um ponto de equilíbrio operacional, assim como a previsão de lucro e o retorno do seu investimento.

Por mais que você goste da ideia da franquia, se a mesma não tiver viabilidade financeira e de mercado, descarte.

Um produto que você se identifique

Mesmo que viabilidade financeira e de mercado seja importante para uma franquia, escolher um produto com o qual você se identifica é o mais recomendável.

Afinal, você não quer trabalhar com algo que não gosta ou não acredita, né?! Saiba que algumas franquias até permitem ao franqueado experimente um ou mais dias da operação para ter certeza de que este se identifica no segmento.

Nunca invista por impulso

Adquirir uma franquia é um alto investimento e que você nunca deve tomar esta decisão por impulso.

A sua franquia é um negócio para a vida, não se deixe levar pelas influências dos vendedores, a decisão deve ser unicamente sua e não de quem vende.

Conheça a franquia

Antes de tomar a sua decisão de compra é sempre bom conhecer o seu franqueado e a credibilidade da marca no mercado.

Pesquise e pergunte quais os suportes e ajuda que a franquia oferece aos franqueados.

Converse com pessoas que já trabalham com a franquia, veja se estes estão satisfeitos e se a mesma é lucrativa e competitiva com a concorrência.

A escolha

Administrar uma franquia não é uma tarefa fácil, onde o empreendedor precisará dedicar tempo e ter muita determinação para ver o seu negócio começar a lucrar.

Deste modo, a afinidade com a ideia do negócio é fundamental para tornar este processo mais fácil.

Com mais de 3 mil opções para escolher, além de analisar o mercado, você precisa também estudar a opção que você mais se identifica.

Por este motivo, antes de tomar a sua decisão final, pesquise e busque o máximo de informações sobre a franquia, o produto ou serviço que você trabalhará, assim como, quem serão seus concorrentes, os percalços que você terá de enfrentar e se este mercado é promissor.